top of page
Foto do escritorGalgo Verde

MEDICINA VETERINÁRIA TRADICIONAL CHINESA e as origens da acupuntura veterinária



A Medicina Veterinária Tradicional Chinesa é um sistema médico milenar utilizado no tratamento de animais na região da China desde as épocas pré-históricas, baseando-se na tentativa e erro como maneira de entender e tratar doenças nos animais domésticos. A origem da Medicina Tradicional Chinesa, usada em humanos e animais, tem a base na filosofia taoísta com os conceitos de harmonia e regularidade no Universo e de equilíbrio entre os elementos e energias naturais.



Tao e o equilíbrio entre o yin e yang

A prática dessa medicina vem sendo absorvida em todo o mundo como forma de tratamento de diversas afecções e também como resposta pela busca do equilíbrio e da saúde. Com a incorporação de novas tecnologias, novas pesquisas e informações, a Medicina Veterinária Tradicional Chinesa continua atual, adaptável e efetiva. Dentre os métodos terapêuticos desse sistema, encontram-se:

  • Dietoterapia, onde são utilizados alimentos para o equilíbrio energético do corpo;

  • Fitoterapia, com o uso de combinações de ervas medicinais para tratar condições clínicas;

  • Meditação e Qigong, que é a prática de exercício físico para fortalecimento do corpo e da circulação,

  • Massagens e GuaSha;

  • e a acupuntura e a moxaterapia.

 

ACUPUNTURA

A palavra acupuntura vem do latim, no qual acus significa agulha e punctura,  penetrar, ou seja, acupuntura é uma denominação feita no oriente da prática de inserção de agulhas em pontos específicos com o objetivo de cura, um dos sistemas mais antigos e disseminados da Medicina Tradicional Chinesa, com relatos iniciais que datam de 2000 a 3000 anos antes de Cristo.



Aqui no ocidente, a prática foi introduzida por missionários jesuítas há aproximadamente 300 anos, mas foi apenas partir de 1970 que passou a ser estudada em universidades fora da China, especialmente por seus efeitos analgésicos.  Estima-se que o uso da técnica na medicina veterinária seja tão antigo quanto na acupuntura humana. Há registros de um tratado com idade aproximada de 3000 anos, relatando a aplicação da acupuntura em elefantes indianos. No século XIX, a Escola de Veterinária de Alfort, na França, publica as primeiras ilustrações de localizações de canais de acupuntura em cães.



A acupuntura veterinária tem seu marco em 1974, quando foi fundada a Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária (IVAS) e em 1996, quando a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA) aprova a acupuntura como procedimento médico e/ou cirúrgico, fazendo parte integrante da Medicina Veterinária. No Brasil, em 1999 é fundada a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET) e assim como na medicina humana, a acupuntura foi então considerada uma das áreas de especialidade dentro da Veterinária.




 

Bibliografia

HAYASHI, Ayne Murata; MATERA, Julia Maria. Princípios gerais e aplicações da acupuntura em pequenos animais: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do Crmv-Sp, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 109-122, 1 jul. 2005.


SCOGNAMILLO-SZABÓ, Márcia Valéria Rizzo; BECHARA, Gervásio Henrique. Acupuntura: histórico, bases teóricas e sua aplicação em medicina veterinária. Ciência Rural, [S.L.], v. 40, n. 2, p. 461-470, 15 jan. 2010.


SCHOEN, A, M. Acupuntura Veterinária: Da Arte Antiga à Medicina Moderna. 2. ed. São Paulo: Roca, 2006.


TAFFAREL, Marilda Onghero; FREITAS, Patricia Maria Coletto. Acupuntura e analgesia: aplicações clínicas e principais acupontos. Ciência Rural, [S.L.], v. 39, n. 9, p. 2665-2672, dez. 2009.


XIE, Huisheng; PREAST, Vanessa. ACUPUNTURA VETERINÁRIA XIE. São Paulo: Medvet, 2007. 363 p. Tradução de Maria Luisa Buffo de Cápua.


Comments


bottom of page